O
Projecto Gostos Discutem-se, que tem crescido, se diversificou e consolidou ao longo destes últimos anos, constitui uma oportunidade única para a reconversão do anfiteatro.
Essa reconversão, aliás, é uma ideia antiga: o saudoso Professor José Augusto Lucas falava, frequentemente, da tristeza que lhe provocava o estado dessa sala, abafada, desconfortável, degradada; dizia que, quando houvesse dinheiro, teria de se começar a pensar em obras.
Pois bem: este é o momento certo. Com imaginação, há várias renovações possíveis. Pequenas e quase imediatas renovações que venham, aos poucos, a mobilizar e a desenhar um projecto mais vasto e ambicioso. Há parcerias concebíveis (com a Câmara? empresas? a própria Cinemateca...?); há, entre os professores ou os encarregados de educação, arquitectos e desenhadores; há, na comunidade escolar, pessoas de bom gosto. É disto que precisamos para o primeiro passo. Congregação de vontades, ideias, sugestões. É, pois, e com o aval, o apoio e o interesse da Direcção da Escola, este movimento o que o Clube de Cinema quer fazer nascer.
Somos, para além do mais, os primeiros interessados e beneficiários: nós que, no clube, ligados pela cinefilia, nos reunimos todas as quartas-feiras em péssimas condições, temos essa razão acrescida, egoísta até, se outras não houvesse, para começar a pensar a renovação do anfiteatro: discutir o que se poderá fazer, e como.
Eis o que propomos aos membros do
Gostos Discutem-se. Acreditamos que vai ser possível e acreditamos, sobretudo, que vai valer a pena.
O professor Francisco puxa-me pela manga. Gosta deste «post», mas receia que uma colecção de boas ideias não passe de uma colecção de ideias vagas. Pede-me que seja mais preciso. Como canalizar as ideias? Quais as vias, quais os prazos?
É por isso que transformamos este vago apelo em algo mais definido. Amigos, está aberto um concurso de ideias. Um concurso de projectos. Para, repito, renovação do Anfiteatro da escola.
a) Estas deverão ser entregues, individual ou colectivamente, até dia
31 de Janeiro.b) O sobrescrito fechado deverá ter a seguinte indicação no exterior: Concurso de Ideias/Projectos: Renovação do Anfiteatro.
c) No interior deverá constar a identificação dos concorrentes.
d) Será entregue num destes três postos:
1. Professor Francisco.
2. Professor José (isto é: eu próprio).
3. Biblioteca da Espjal.
Iniciem a discussão. Visualizem, concebam, desenhem, proponham meias e vias. Au travail!