terça-feira, 8 de dezembro de 2009

E agora algo completamente desinteressante

No outro dia, sem saber precisar quando, (re)vi o filme From Dusk Till Dawn (1996), uma daquelas obras que rapidamente ascendem a obras de culto, por serem tão "bacanas". O filme é do realizador Robert Rodríguez, que assinou títulos como a Trilogia Mariachi, a Faculdade, Roadracers, a Trilogia Spy Kids, o genial, genial, genial Planet Terror e um dos segmentos do filme Four Rooms (o terceiro e, na minha humilde opinião, o Melhor). Para o ano estreará o filme Machete, sobre o qual já escrevi um post, numa passado longínquo. Ora, o que é tão desinteressante não é a filmografia do realizador (por outro lado!), mas sim o facto de um dos actores ser Fred Williamson, um tipo que eu não me lembrava de ter visto em qualquer outro sítio, nem julgaria que iria voltar a ver. É um actor afro-americano a que chamaram Fred "The Hammer" Williamson.




















Robert Rodríguez













Com Tarantino
















Trailer do Filme (o Fred Williamson é o é o gigante negro com ar fixe, não há que enganar)



Só por gozo, deixo aqui um vídeo com uma das cenas do filme (em que o Tarantino -um dos actores - vê o seu fetiche por pés femininos deliciosamente satisfeito - antes de ser mordido no pescoço)



Surpresa das surpresas, dois dias depois vejo o filme Inglorious Bastards (o primeiro, de 1978, cujo título está bem-escrito. Lembremo-nos que Tarantino chamou ao seu filme Inglourious Basterds, the Tarantino way of spelling it, como ele próprio disse). E o protagonista é, nem mais nem menos, Fred Williamson, um prisioneiro afro-americano (detido na prisão militar por algum crime que nunca descobrimos) que escapa para as linhas nazis com uma série de capangas e se vê embrulhado num bolo de alemães, americanos e partisans franceses. Pelo caminho, ele e os outros bastardos têm de capturar um comboio blindado (que dá o nome ao filme na versão italiana - por que o filme é uma produção italiana e o realizador, Enzo G. Castelari é italiano - Quel Maledetto Treno Blindato!). Em suma, um filme italo-americano de (quase black) exploitation com dez mil alemães mortos no espaço de 90 minutos! O que é curioso nisto tudo é que o From Dusk Till Dawn tenha sido escrito pelo Tarantino (que é o melhor amigo de Robert Rodríguez e que no fundo não deixe de ser um trabalho de parceria entre os dois realizadores) e, assim, quando o Fred Williamson é convidado a entrar no filme, percebemos já o interesse do nosso amigo Quentin no actor e, sem dúvida, no seu filme mais famoso, o Inglorious Bastards. 13 anos depois, temos o reflexo desse mesmo interesse: o Inglourious Basterds.

Ahahaha!















Versão Americana (esqueçam as frases alemãs)


















Versão Italiana

















Inglorious Bastards Trailer



Terminado o filme, fez-se luz. Atão não é que na semana anterior tinha (re)visto o filme Mash (1970, a sátira à guerra do Robert Altman que deu origem à famosa série), e o Fred Williamson interpretava o papel de um dos cirurgiões! Um actor que eu nem sabia que existia e, de repente, numa questão de uma semana vejo três filmes com ele! Fred Williamson! Fred Williamson! Fred Williamson!



































MASH Trailer



(Já agora fica a nota de que o Robert Duvall faz aqui um papel de cirurgião religioso, quase inofensivo, e que 9 anos mais tarde entra no Apocalypse Now e interpreta um oficial Americano sanguinário com chapéu à cowboy e que só pensa em fazer surf enquanto os seus homens estão a ser mortos - ambos papéis de sátira à guerra).

"We're gonna take this beach 'cause Charlie don't surf!")















Sobre Fred Williamson, um jornalista Americano disse: "Se alguma vez encontrarmos uma garrafa suficientemente grande para pôr o seu ego, precisaremos de um pinheiro como rolha". A sua imagem de marca, a fumar um grande charuto com ar relaxado, é exemplo disso mesmo.

















De facto, que coisa tão desinteressante.

1 comentário:

  1. Boa, coisinhas para ler! É pena é ser tão desinteressante realmente...

    ResponderEliminar