quarta-feira, 28 de abril de 2010

SIMÃO BOTELHO COMO SE FOSSE UM PUTO DAQUI




Têm vindo visitar-nos. Pessoas talentosas, inteligentes, que amam o cinema e nos têm ensinado a vê-lo. Só este ano, o irrequieto Carlos Vaz Marques, provocador ousado, Pedro Mexia, que toca diversos instrumentos e todos liga numa música irresistível, ou - hoje - Jorge Leitão Ramos, o crítico que descobre o que não tínhamos visto, sugere a hipótese em que é interessante pensar, argumenta e faz luz.

Vamos coleccionando preferências, ideias, convicções: para Mexia, o filme dos filmes é Paris, Texas, para Leitão Ramos, o actor dos actores é Marlon Brando. No que haja de pessoal e discutível nestes gostos, percebemos maneiras de ser, de ver, de interpretar.

Jorge Leitão Ramos, com a sua simpatia - a que o Rodrigo se refere num comentário -, o seu sentido de humor contagiante e o seu gosto pela comunicação, obrigou-nos a colmatar uma falha do clube: nunca tínhamos passado um filme português. Ora, em tempo de ligações - atentem em que a biblioteca tem feito, deste período, um tempo sobre "ligações" diversas -, a sessão de hoje foi o cruzamento entre o a literatura e o cinema.



O desafio era: será possível vermos Camilo com os olhos de hoje? Um Simão Botelho e uma Teresa e uma Mariana como jovens do século XXI, com que nos cruzamos todos os dias, em casa, no centro comercial, na escola?
Não sei, não sei, não sei.
Mas não importa, não importa, não importa. O filme puxa por nós. A sessão foi magnífica. A discussão valeu a pena.

16 comentários:

  1. José concordo em absoluto com o teu texto.
    Acrescento, que são estas sessões que nos estimulam a dar continuidade a este projecto.
    Tomei a liberdade de incluir algumas fotos da sessão para que se perceba que o anfiteatro (ainda... sem estar cheio) tinha a presença maravilhosa daquelas duas dezenas de "amigos do debate"...

    ResponderEliminar
  2. Porque é que o pequeno grande Clube de Cinema não faz um ciclo de filmes portugueses?
    Temos de dar oportunidade ao que é nacional ...
    O que é nacional é bom! (mas o internacional é ainda melhor)...[Censurado]  

    ResponderEliminar
  3. para onde é k o rodrigo está a olhar? lol

    ResponderEliminar
  4. sim, concordo com a ideia do ciclo de filmes portugueses.
    ass: sara pestana

    ResponderEliminar
  5. "lado nenhum" que mentira! as imagens nao mentem! lol

    ResponderEliminar
  6. Va la a madame butterfly concorda com o ciclo de filmes portugueses...

    ResponderEliminar
  7. Eu nao quero discutir aqui! Ninguem viu nada... Eu não estava a olhar para lado nenhum... Estamos todos esclarecidos que nao estava a olhar para lado nenhum... Não a nada de mal nas fotos esta tudo 5***** esta bem menina butterfly?

    ResponderEliminar
  8. Este ano temos tido muita sorte com estas visitas, tem sido um contributo muito bom dentro deste espaço e espero que continue assim. Aliás, gostaria de agradecer pelo esforço que torna possível que isto aconteça :) e já agora dizer também que gostei muito do filme e da discussão. Acrescento apenas, algo que o deveria ter feito na altura, que é um pouco desanimador ver a forma como os mais velhos encaram a juventude. Sinto que às vezes existe alguma falta de confiança em todos os aspectos. Este foi um sentimento que me ficou, ao de leve, mas que comento aqui em complemento do que já teria feito na discussão.

    De resto, deixo apenas uma esperança em que apareçam mais visitas interessantes pela nossa escola pequenina :P

    ResponderEliminar
  9. Não fiques tão desanimada porque, felizmente, existem muitas pessoas mais velhas que acreditam bastante na juventude...
    Uma das provas disso é a existência do Clube de Cinema!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário já vem tarde, mas vou inclui-la na mesma. A presença do Jorge Leitão Ramos entre outros, bem como a abertura do museu do cinema, são ideias propostas ainda no ano passado! Admiro a vossa preserverança e vontade em levar as ideias para a frente. Pergunto-me se já terão planos para o ano que vem...

    ResponderEliminar
  11. Ainda não falámos sobre isso mas esperamos lançar finalmente o Festival de Curtas Metragens nos dias 19 a 21 deste mês de Maio. Vamos ver se desta vez temos filmes para passar... Estás convidado. Se puderes passar por cá... Suponho até que tens até alguma coisa realizada com este formato... Certo?

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pelo convite! O José já me tinha dito algo relativamente à vossa intenção de ir para a frente com um festival de curtas. Mas estou "preso" ao horário grande parte da semana, por isso é me muito dificil conseguir estar ai...

    ResponderEliminar
  13. Ainda assim (e este é outro comentário que já vai tarde) tenho de facto algumas coisas já nesse formato, por isso se o facto de não conseguir estar presente não invalidar a minha participação, teria todo o gosto em participar!

    ResponderEliminar