quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida

A partir de agora decidimos publicar os textos dos vários filmes apresentados (com a autorização dos autores). Desta forma tencionamos dar continuidade ao debate que se inicia no final de cada sessão e que pode neste espaço ter outras intervenções. Era minha intenção ter já publicado o excelente texto da Ana Simão sobre o filme "Depois das Aulas" mas dificuldades de comunicação impediram-me de o fazer. Mais para a frente talvez ainda valha a pena recuperar alguns desses textos.

"Há filmes e filmes, livros e livros, quadros e quadros, músicas e músicas. Mas há sempre aquela cena, aquele capítulo, um detalhe na pintura ou andamento de uma sinfonia que nos toca particularmente por algum motivo que muitas vezes nem sabemos explicar.

Beleza Americana, no entanto, não me marcou apenas por uma cena ou por um ou dois motivos. E não me é difícil explicar-vos o que faz deste filme uma obra-prima na história do cinema, que tem inspirado inúmeros realizadores e cinéfilos. Sempre que o revejo deixo-me levar pelo seu ritmo, pela elegância dos movimentos de câmara e edição, pela fotografia soberba, a banda sonora incomparável de Thomas Newman, a excepcional interpretação dos actores, e a forma subtil (mas profunda e inteligente) como Sam Mendes consegue criticar o chamado “american way of life”.

Mas American Beauty é muito mais que uma crítica social e um dedo na ferida dos americanos. É um filme raro. Um filme sobre a vida. Um filme que acima de tudo nos faz parar para pensar naquele saco de plástico que dança e rodopia ao vento, no quão insignificante e pequenos são os nossos problemas medíocres do dia-a-dia, e na beleza que existe no mundo, nas coisas e nas pessoas.

André Vieira (12.º C)

4 comentários:

  1. A música "Plastic Bag" é maravilhosa não é?

    ResponderEliminar
  2. Já agora talvez seja altura de dizer que a música pertence a um senhor chamado Thomas Newman que é o autor de váriaz excelentes bandas sonoras de que destaco a deste filme e por exemplo: Os Condenados de Shawshank, Erin Brockovich, Favores em Cadeia, Caminho Para a Perdição, Cinderella Man, Máquina Zero, Pecados íntimos, Wall-e e uma que o meu filhote de 3 anos não se cansa de ouvir (nem eu): À Procura de Nemo...
    Esta pesquisa foi feita devido à excelente escolha do André deste filme que apesar dos 11 anos que já tem em cima continua a deliciar-me tal como na primeira visão...

    ResponderEliminar
  3. Esta iniciativa de publicar os textos dos filmes apresentados tinha (tem) como intenção continuar o debate após as sessões. Apoderou-se, no entanto, dos cinéfilos do Clube uma inércia relativamente à opinião neste blogue que eu continuo provocadoramente a tentar desafiar...

    ResponderEliminar