quarta-feira, 30 de setembro de 2009

À PROCURA

E quem será que me arranja, ou empresta ou, quanto mais não seja, detecta e me diz onde raio poderei encontrar um certo filme de Hitchcok (provavelmente só um pequeno filme para tv), que penso que se chama O Homem do Rio, protagonizado por Steve McQueen e Peter Lorre, citado mais tarde por Tarantino...? É o tal em que se faz uma sinistra aposta em torno de um isqueiro que nunca falharia e de um dedo que será cortado caso o isqueiro falhe... Hum?!

5 comentários:

  1. basicamente, o episódio man from the south (a que também chamaram, segundo as minhas fontes incorrectamente, man from rio) faz parte da quinta temporada do Alfred Hitchcok presents. Isso seriam boas notícias, se essa temporada estivesse editada em DVD. Mas não está. Logo, só nos restas esperar...

    ResponderEliminar
  2. *resta
    Post-Scriptum: já agora fica a minha opinião de que de facto os episódios da série Hitchcock Presents eram muitas vezes melhores que os seus filmes. Foi um realizador que fez muitos filmes péssimos e mesmo absurdos, apesar de ter realizado algumas obras bastante interessantes. Os meus filmes favoritos dele são os do início dos anos cinquenta (The Paradine Case, I confess, Stage Fright, Dial M for Murder) e os dos anos 60 (Vertigo, Psycho, The Birds, Marnie).

    ResponderEliminar
  3. e o pior foi que ele trabalhou com actores miseráveis (a meu ver) como o James Stewart, o Cary Grant e a Grace Kelly.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com a tua apreciação em relação aos actores que citaste João. De facto eram actores de outros tempos, sujeitos á ditadura artistica do "studio sistem" de Hollywood, mas creio que com Hitchcock até tiveram hipótese de mostrar qualidades que outros realizadores não souberam (ou não puderam) explorar. Um exemplo é a personagem de bom malandro sempre associada ao Cary Grant e a qual Hitchcock destruiu impiedosamente (num claro desafio ao "boss" Selznick) no filme Suspicion.

    ResponderEliminar
  5. Só para concluir o comentário, eu também tenho por hábito de valorizar mais os filmes do Hitchcock em relação aos episódios da sua série de televisão. Mas este post deixou-me com vontade de rever outra vez alguns dos melhores episódios. Ainda me lembro do célebre prólogo de cada episódio, com a silhueta do realizador ao som da marcha fúnebre!

    ResponderEliminar