segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Proposta

Ao contrário do que se possa pensar à primeira vista, este não é um post sobre o filme que já esteve por aí nas salas de cinema há coisa de alguns meses (um filme com todos os clichés possíveis e imaginários das comédias românticas - que me fazem já vomitar este género - e que só fui ver porque eram os anos de um amigo). Este é um post sobre uma possível ida à cinemateca. Após uma breve mas incisiva conversação com os meus camaradas do clube de cinema, cheguei à conclusão de dois pontos:
primeiro, alguns dos membros ver-se-ão daqui em diante impossibilitados de frequentar as sessões do clube;
segundo, outros membros desistiram da ideia de apresentar um filme na sua vez.
Parece-me que na verdade o único membro que tem um filme para apresentar (à excepção da minha própria pessoa) é o guilherme. A Mónica e a Beatriz tinham pensado em passar o fabuloso destino de amèlie, mas pelo que ouvi essa ideia está temporariamente suspensa, e o André Jorge queria passar o filme hitler, a ascensão do mal, no qual, depois de reflectirmos, descobrimos dois problemas: não se enquadra no presente ciclo e é na verdade uma mini-série televisiva (sendo mais lógico que fosse apresentado num clube de televisão).
Face a estas questões por resolver (em que eu não quero de maneira nenhuma intrometer-me) apercebemo-nos de que a "volta" pelos membros do clube será dada com extrema rapidez (ao contrário do ano passado, em que só o sacramento apresentou um segundo filme). Por isso, pareceu-me uma óptima altura para falar de novo na ideia de visitarmos a cinemateca (mas desta vez, indo ver um filme). Como só temos as quartas-feiras disponíveis e só há uma sessão à tarde, as nossas escolhas são muito limitadas. O mês passado, por exemplo, não teria dado para vermos um só filme (por razões variadas). No entanto, ao folhear o programa de Outubro, descobri dois filmes que poderíamos ir ver:
Pierrot le fou, Jean-Luc Godard - que passa dia 14, às 15:30
e Le Samouraï, de Jean-Pierra Melville - que passa dia 21, às 15:30
obviamente, seria mais interessante se víssemos o primeiro...
Como o título do post indica, esta é só uma proposta, que deixo aqui aos camaradas do clube uma vez que me vejo forçado a faltar à próxima sessão. Os professores tinham também falado no Doclisboa, mas não conheço o programa. A minha ausência na próxima quarta-feira, não é razão para impedir que os membros decidam entre si estas sugestões e que cheguem a uma conclusão. Reforço a ideia da cinemateca, porque pode acontecer que nos próximos meses se passem filmes menos bons. Godard parece-me ser uma excelente ideia, porque ainda ninguém escreveu sobre ele no blogg nem passou um filme dele no clube (apesar de eu ter emprestado o acossado à mónica e oferecido o alphaville ao sacramento, mas isso é irrelevante para o que eu quero dizer).
Penso que já disse tudo. Au revoir, mes amis!

Ah, PS: já que passámos o cinema paraíso na última sessão (e talvez ainda se passe a amélie) e já que o guilherme tinha falado em apresentar a morte em veneza, se virmos efectivamente o godard realizámos então sem nos apercebermos um ciclo sobre cinema europeu!

6 comentários:

  1. e nada mais esperado por mim do que um ciclo desses eheh.

    Em relação à tal proposta, embora eu este período vá ter uma participaçao limitada e por isso talvez nao vá sequer poder acompanhar o grupo em tal actividade, acho que seria uma optima ideia a de ir à cinemateca. E ver Godard, que não conheço bem e que gostava de conhecer.

    ResponderEliminar
  2. finalmente... alguém comenta os meus posts! estava já a pensar que uma nuvem atómica tinha fulminado todos os membros do clube de cinema.

    ResponderEliminar
  3. Eu leio sempre os posts, se as vezes não comento é ou por falta de tempo ou por falta de conhecimento suficiente acerca do assunto :P

    ResponderEliminar
  4. além disso se for só eu a comentar chega a ser parvo e enfadonho, acho eu

    ResponderEliminar
  5. Nada de bombas, acontece simplesmente que este arranque de ano me estilhaçou em 43332 actividades que me fizeram perder o passo em relação ao blogue, e desactualizar-me. Regresso a ele. Agrada-me esta atitude positiva de propor novidades e agradam-me particularmente estas propostas. Um ciclo de cinema europeu, excelente! Uma ida à cinemateca, excelentíssimo! Godard, óptimo. Vamos a isso.

    ResponderEliminar
  6. por amor de deus, o professor josé pacheco é a última pessoa que se tem de desculpar. agora há muitos membros que poderiam participar mais activamente. já disse por várias vezes que se acaba por falar mais de cinema e aprender mais sobre cinema no blogg do que nas sessões em si, sendo que um diálogo entre TODOS os membros e não apenas entre três ou quatro seria com certeza muito mais interessante.

    ResponderEliminar