domingo, 24 de janeiro de 2010

Estúpido...

Às vezes apercebemos-nos de que fizemos algo de mal. Apercebemos-nos, e há algo que fica cá dentro, que nos incomoda e magoa. Um mal-estar de arrependimento. É exactamente como eu me sinto agora, zangado comigo próprio. Zangado por ter sido injusto e por não ter pensado. Zangado por ter sido ingrato e infantil.
Lembro-me perfeitamente de um dia em que fiz asneira da grossa, e alguém me disse :

"André, é assim, não faz mal. Todos nós de vez em quando entramos pela janela. Todos nós erramos por vezes, faz parte. Eu também erro."

Lembro-me do post que esse alguém colocou no blog nesse mesmo dia:

"Fico feliz por constatar que aquele aluno que eu conheci em Novembro de 2008 na companhia do João Sacramento é uma pessoa diferente. Já não cora (tanto) quando tem que falar em público. É um aluno interessado em tudo o que seja manifestação cultural da Eslav. Às vezes ainda “salta para cima de algumas janelas” desconhecendo os perigos daí existentes… Mas também atire a primeira pedra quem não fez (faz) coisas parecidas. A vida também contempla os erros. É preciso é que saibamos aprender com eles. Além disso é o nosso técnico de serviço do Clube de Cinema. Esse aluno é o André Vieira."

Acontece que eu voltei a entrar pela janela. E desta vez foi pior. Desta vez, acho que parti a janela sem querer. Enfim, não quero estar aqui armado em escritor sentimental e a transformar isto numa tragédia grega. Apenas quero pedir desculpa a uma pessoa por quem eu tenho muito respeito - embora tenha parecido que não. Quero pedir desculpa por ter sido injusto com uma pessoa que dedica horas da sua vida (ainda por cima com um filho pequeno) a um projecto dedicado à escola e aos alunos - a um não, a vários. Fui injusto, fui estúpido.

Sempre gostei, continuo a gostar e gostarei sempre do Clube Cinema da nossa escola, e não me esqueço nunca do dia em que foi criado, da nossa primeira sessão com apenas 4-5 pessoas, do primeiro filme que eu apresentei: "Les Choristes".

-Foi no Clube de Cinema que conheci várias pessoas tão diferentes, e que hoje posso considerar meus amigos.
-Foi no Clube de Cinema que passei muitas tardes de quarta-feira agradáveis.
-Foi no Clube de Cinema que vi filmes maravilhosos que nunca tinha visto.
-Foi o Clube de Cinema que aguçou o meu gosto pelo Cinema.
-Foi o Clube de Cinema que me fez gostar mais ainda na nossa escola.

Professor Francisco, sei que está magoado connosco. Da minha parte, o máximo que posso fazer é pedir-lhe desculpa por ter sido anormal e injusto - se é que isso serve de alguma coisa.

Resta-me por isso dizer que as pequenas divergências em relação à forma como deve ser gerido o clube, os filmes que passam, a organização por ciclos, as pessoas que apresentam, são tudo assuntos que podem ser perfeitamente conversados com calma e entre todos e que não devem, de forma alguma, gerar conflitos destes nem pôr em causa um projecto tão interessante como o Clube de Cinema. Espero que tudo se resolva na próxima reunião e que eu possa ir assistir à última sessão antes de ir para a universidade, no final do 12ºano.


André Vieira

2 comentários:

  1. andré, concordo contigo em muitos aspectos. a criação de um clube de cinema é uma iniciativa louvável em todos os aspectos. e é algo pouco normal nas escolas do nosso país. por isso, custe o que custar, o clube de cinema deve continuar. mude-se o que mudar, saia quem sair, aconteça o que acontecer. seria uma tragédia para a ESLAV e para todos nós, especialmente para mim que me considero um fervoroso cinéfilo, se o CC acabasse. agora, parece-me claro que há problemas no clube que devem ser resolvidos e certas questões que precisam de ser afinadas. ninguém pode negá-lo. parece-me é que houve reacções exageradas ao meu post. não pretendia ofender ninguém. aliás nem pretendia escrever o post. o que o professor francisco disse ao andré jorge é que despoletou tal acto. de qualquer forma, já tinha em mente falar com os professores para se decidir algo, uma vez que, na minha opinião, a situação presente do CC não é a melhor. e não falo em meu nome. mas sim em nome do próprio CC. sendo uma instituição de uma escola, e de uma escola pública, o CC tem de ter como principal objectivo um objectivo pedagógico. e tal não tem acontecido. eu prescindiria num piscar de olhos da minha possibilidade de apresentar um filme meu, se em troca as escolhas fossem mais deliberadas e tivessem uma maior "lógica" tendo em conta que é um CC de uma escola. (por favor, não me digam que também não sabem o significado de lógica!!! - apesar de à partida ser uma palavra mais difícil do que regular...)
    digo também que não me arrependo de ter escrito o post e não peço quaisquer desculpas. se o fizesse, não estaria a ser honesto. eu também tenho um lema, que diz: "desonestidade, só se trouxer riqueza". e neste caso não traz.
    cumprimentos
    João Maria Delgado Martins de Almeida d'Eça

    ResponderEliminar
  2. Tive a sorte de assistir a algumas sessões do Clube de Cinema (não tantas quanto gostaria) e penso que é um dos projectos mais interessantes dos inúmeros que esta escola tem tido. Estou agora a acompanhar a polémica que tem vindo a ser exposta neste blogue e sobre ela não tenho o direito de me pronunciar. Mas como também não sou pessoa de ficar a espreitar pelo buraco da fechadura ou pela janela indiscreta, falo para o André Vieira. É meu aluno. Somos amigos. No ano passado convidou-me para apresentar um filme. (Creio que estas razões bastam).
    Andre, li este teu post e gostei ainda mais de ser tua professora. E sabes porquê? Porque ele me revela aquilo que eu sempre pressenti em ti: apesar de muito jovem, já percebeste que não te interessa desenvolver apenas a tua inteligência intelectual, cognitiva, interessa-te fazer crescer a tua inteligência emocional. A isso chama-se SER INTELIGENTE!

    25 de Janeiro de 2010 17:27

    ResponderEliminar