quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

IDEIAS & PRÁTICAS: A PROPÓSITO DE ALGUMAS QUESTÕES DO AMIGO J. C.

Sumariando:

O livro editado pelo Clube de Cinema, 30 e tal Olhares, reúne testemunhos de variadíssimas pessoas que passaram pela escola ao longo destes 30 anos (professores e alunos, sobretudo), cada uma das quais escrevia sobre um filme - escolhido num leque que iria desde 1979 até aos anos 90. Já agora, J. C., pensámos em cravar a tua contribuição. Foste não só um elemento da casa, como, ainda por cima, um membro assíduo e dinâmico do clube. Ponderámos até, para te não dar demasiado trabalho, pedir que nos autorizasses a publicar, como sendo o teu testemunho, o "post" sobre o 2001: Odisseia no Espaço. Infelizmente, tudo se precipitou, chegaram catadupas de textos e, depois, era já demasiado tarde para te maçarmos.

Por outro lado, imprevidentemente, não ficámos com quaisquer exemplares. A 1ª edição esgotou-se em 3 dias - nem para a biblioteca sobrou um! Nem para oferecer a algum convidado (temos recebido cinéfilos, esperamos mais...). Ambas as imprevidências, porém, serão sanadas com uma 2ª edição, para a qual pedimos desde já que envies um texto, ou nos deixes utilizar o teu 2001.

Posto isto, há outras novidades. Já te apercebeste de que, durante as comemorações dos 30 anos, exibimos Apocalypse Now, filme típico do ano em que a escola abriu; apresentado por Ana Páscoa, foi projectado numa sessão muito participada, embora tivessem primado pela sua ausência alguns membros do clube que, certamente, teriam enriquecido o debate.

Mais: está ainda a decorrer uma exposição do clube, que inaugurou a nova sala de exposições da escola. Infelizmente, julgo que não estamos a tirar dela o máximo partido. Os elementos do clube têm andado fugidos e, assim, torna-se difícil planearmos uma estratégia para rendibilizar aquele espaço.

Mas ideias não faltam. O concurso de «curtas-metragens», este ano, promete.

E que tal um festival? Hum? 3 noites de passagens consecutivas dos filmes entretanto realizados pelos candidatos a cineastas; um júri; um prémio final. Anda no ar, anda no ar. (E mais não digo, que o segredo é a alma do negócio)!

8 comentários:

  1. Só novidades. Confesso não estar muito presente na escola, influência dos horários que tenho tido também. Por isso tenho duas questões: Curtas, é para quando? e exposição estará até quando?

    Já agora, um bom ano para todos!

    ResponderEliminar
  2. e o que é que aconteceu ao post do professor pacheco sobre o avatar???

    ResponderEliminar
  3. Nem vi nada disso! E é algo que gostava de ver...

    ResponderEliminar
  4. O post do professor pacheco sobre o avatar foi eliminado pelo próprio. não pelo avatar, é claro, mas pelo pacheco, isto é, eu mesmo. ao relê-lo, achei-o equívoco. não consegui ser inteiramente claro na minha posição acerca dos índios, acerca do respeito pela natureza e acerca da tecnologia. em suma, auto-censurei-me porque, na releitura do texto, descobri que não estava de acordo comigo próprio.

    ResponderEliminar
  5. lamento o sucedido porque eu até concordava com bastantes pontos de vista do professor, apesar de não ter terminado a leitura do mesmo. é um assunto muito interessante para se debater, ainda mais porque eu acabo agora de rever o filme Dune, do david lynch, e encontrei uma série de paralelos entre as duas obras, o que de facto vem comprovar que o argumento não passa de um amontoado de clichés de hollywood (que perdem a relevância, no entanto, face à beleza visual daquele que eu considero ser o melhor filme de James Cameron, realizador que eu detesto - o único outro filme dele que eu consigo ver é o ALiens 2). convido, portanto, os membros do CC a iniciar o debate sobre o Avatar, que quer se goste quer não, tem muito que se lhe diga. já agora, o comment do professor pacheco também tem muito que se lhe diga! já estou a perceber porque é que o professor queria ir para comediante!

    ResponderEliminar
  6. E no fim, quem é que faz um post sobre o Avatar? Dá-lhe aí Eça!

    ResponderEliminar
  7. Ainda em relação à inauguração da sala de exposições, eu já tinha lido num comentário anterior teu José, uma antevisão relativamente à exposição do clube e à sessão no ambito da comemoração dos 30 anos da escola. Apesar de me ter passado pela cabeça fazer uma visita oportuna à escola nesse dia, cedo me apercebi que me seria impossivel ai estar. E com muita pena minha! Li o teu comentário à sessão do Apocaypse Now e matei a curiosidade "bisbilhotando" algumas fotos da exposição do clube no site da escola. Elas "transpiram" entusiasmo, iniciativa e deixam sobretudo a ideia que o clube de cinema está a alcançar uma dimensão maior e significativa na vida da escola em relação ao ano passado, por isso não tenho duvidas nenhumas que irão tirar o melhor partido possivel desse espaço. Fico na expectativa de ver mais fotos das vossas iniciativas no site da escola e no blog!

    PS: Podem usar e abusar à vontade do texto que escrevi para o clube em relação ao 2001.

    ResponderEliminar
  8. Agora em relação ao Avatar, confesso que Cameron também não é para mim um excelente realizador, mas é mais que suficiente para "matar a fome", sobretudo se o apetite chama por um bom filme de entretenimento que nos deixe presos ao ecrã. Por isso a minha curiosidade em relação a Avatar tem estado aguçada desde que foi anunciado o trailer em Setembro (?), mas confesso que os vossos comentários e impressões me deixaram ainda mais curioso. Enfim, em Torres Novas já encontrei uma sala de cinema que me garantiu que ele ainda está em exibição até quarta-feira...

    ResponderEliminar