sexta-feira, 6 de abril de 2012

100.ª Sessão do Clube de Cinema

100 PALAVRAS para 100 SESSÕES
Quarta-feira no AUDITÓRIO
11 de Abril às 14h30

O Clube de Cinema realizou a 1.ª Sessão no dia 26 de Novembro de 2008.
O filme escolhido foi “O Bom Rebelde” de Gus Van Sant.
No Anfiteatro estiveram presentes 3 alunos e 3 professores.


E as nossas (minhas e do José Pacheco) 100 Palavras são:

A INAUGURAÇÃO [título: não conta para as 100 palavras]
A razão pela qual "O Bom Rebelde" está carinhosamente guardado na memória do clube diz respeito ao facto de ter sido o primeiro filme exibido. Poucos se lembrarão de quantas pessoas se encontravam nessa sessão; e o debate que se seguiu não deixou marcas. Ainda não se inventara o trunfo do clube: cada membro ter a apetecida hipótese de propor o "seu" filme. Tínhamos passado o "trailer" em várias turmas, tentando interessar as pessoas. Esta breve sequência do diálogo entre um jovem "rebelde" e um psicólogo que o quer libertar, acabou por se impor como um momento simbólico e inesquecível.



Na semana seguinte o aluno João Sacramento, do 10.ºC, apresentou o seu “Donnie Darko” e, como podem ver na foto, além do André Vieira (10.ºC), do André Jorge (10.ºE) apareceu mais uma aluna, a Mónica Pinheiro do 11.ºF. E novamente 3 professores. Desta vez o prof. Márcio substituiu a prof. Madalena. Os outros dois já conhecem. Sete pessoas.
Depois foi mais ou menos assim – traz um amigo também. Alunos e professores foram desafiando os respetivos colegas... e começámos a achar interessante fazer novos amigos, trazendo ao nosso Clube actores, jornalistas, críticos de cinema, realizadores, encarregados de educação…


Chegaremos agora, no dia 11 de Abril de 2012, quarta-feira às 14h30, à 100.ª Sessão. Desta vez não haverá nenhuma apresentação de filme.
Queremos em 1.º lugar convidá-lo para esta sessão, que terá a particularidade de inaugurar o Auditório, o nosso antigo Anfiteatro totalmente remodelado, com novas cadeiras, uma nova entrada e, sobretudo, uma maior comodidade.

Celebrando assim as 100 sessões do Clube, gostaríamos também de o desafiar a escrever um pequeno texto, com exactamente 100 palavras, sobre um pequeno excerto de um filme (3 a 5 min.) que de alguma forma tenha gostado especialmente.

1 comentário:

  1. Não é obrigatório escolher um excerto do(s) filme(s) que apresentou. Mas se achar a melhor solução…
    Pode, também, se lhe faltar a imaginação, escrever o texto (com as mesmas 100 palavras) sobre a sua experiência no Clube de Cinema.

    ResponderEliminar