quarta-feira, 12 de maio de 2010

Emir Kusturica & No Smoking Orchestra


Depois de ler o post anterior do José resta-me também acrescentar o meu contentamento em constatar a excelente presença das 23 pessoas que estavam no início. Saíram algumas durante o filme mas voltaram outras para a discussão. Ainda não chegámos ao meu sonho (utópico?) de assistir a uma sessão do CC em que haja a necessidade de utilizar também os assentos da escadaria do anfiteatro mas para lá caminhamos...

Quanto ao filme, Gato Preto Gato Branco, aquela música não me sai da cabeça. E decidi "googlar" Emir Kusturica & No Smoking Orchestra. Sabem o que encontrei? Isto:

"Emir Kusturica & No Smoking Orchestra + Melech Mechaya"
Se os palcos portugueses atribuíssem um prémio de assiduidade, Emir Kusturica seria um sério candidato ao troféu. Está de volta, sempre com a sua No Smoking Band, para um concerto no no Coliseu de Lisboa, dia 9 de Junho de 2010.

Se alguém ainda não sabe a festa que é uma actuação de Kusturica, pode começar por ver um filme do músico/realizador e deixar-se levar pela sua irresistível concentração de folk-punk em trajes ciganos, que suga sons das mais diversas culturas europeias. A mente aberta é condição essencial para absorver esse incatalogável caldo musical. Outra é o corpo solto, sem ilusões de resistência ao ritmo frenético, à simpatia e ao bom humor da banda. A imaginação também é obrigatória.
Podíamos estar num casamento de loucos, no meio da mais fatal das guerras ou até num funeral, mas a vida é um milagre e é preciso celebrá-la com total euforia. É esta a lição do realismo mágico dos seus filmes, da sua música e dos seus concertos. Há sempre por onde rir da situação, nem que seja com um sorriso irónico, a pedir revolução. Se os deuses estão loucos e os demónios andam à solta, uma festa destas é um antídoto mais-que-perfeito."


Guia do Lazer do Jornal Público

Depois descobri este endereço desta banda no myspace que vos convido a visitar:
http://www.myspace.com/emirkusturicathenosmokingorchestra

Depois decidi ir ao site do Coliseu dos Recreios e obtive esta informação:


"The No Smoking Orchestra (Zabranieno Pusenje) foi fundada em Sarajevo em 1980 e rapidamente se tornou a banda mais influente da chamada corrente do “New Primitivism”, um movimento cultural de oposição que se difundiu após a morte de Tito (antigo líder na ex-Jugoslávia).

Após vários sucessos nacionais e de perseguições Governamentais durante a década de 90, com o inicio da Guerra dos Balcãs Nelle Karajlic deixou Belgrado. Em 1994 ele reformou o grupo com músicos mais novos, incluíndo um novo baterista chamado Stribor Kusturica, irmão de EMIR KUSTURICA.
Em 1998, The No Smoking Orchestra compôs a música para a BSO do filme Gato Preto, Gato Branco de EMIR KUSTURICA, filme este que foi galardoado com o Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza."

E por fim fui ao You Tube e obtive o vídeo desta extraordinária actuação:




Depois disto tudo decidi ir amanhã às bilheteiras do Coliseu na esperança de que não esteja já a lotação esgotada. Além disso dia 10 de Junho é feriado...

1 comentário:

  1. Está mesmo próximo, e está mesmo na minha lista de concertos a ir. Dá-me ideia que eles estiveram cá ainda no ano passado, mas a minha memória também não é das mais finas eheh...claro que perdi o concerto dessa vez, mas na altura prometi que tal não iria voltar a acontecer e assim será. Obrigada pela informação professor :)

    ResponderEliminar