terça-feira, 11 de outubro de 2011

3.ª Sessão do CC de 2011/2012

Quarta-feira no Anfiteatro
12 de Outubro às 15h00

Belleville Rendez-Vous
(Les Triplettes de Belleville)
de Sylvain Chomet

apresentado pelo
João Leão (10.º G)




Um filme de animação que não é para crianças
A escolha deste filme tornou-se muito complicada porque havia outros que gostaria de apresentar. Não há dúvida, para mim, que é um filme belíssimo, cheio de boas mensagens transmitidas através de inúmeros pormenores. Mas, foi esta a melhor escolha? Ainda não estou totalmente certo disso e acho que só estarei depois do habitual discussão que iremos ter.

Este é o segundo filme que apresento no Clube de Cinema e é, também, o segundo filme de animação. Tenho feito esta opção, apesar da repetição do género, porque acho que são filmes que nunca resultariam tão bem se fossem feitos com personagens reais. Além disso, conseguem uma expressividade extra que nunca seria possível num filme com humanos e porque este género é muitas vezes desprezado e considerado como “filme para miúdos” quando não tem de ser, e este é a prova disso.
Esta primeira longa-metragem de Sylvain Chomet é sobre uma avozinha (Madame Souza) com um aspecto de velhota já cansada, que tem de cuidar do seu pequeno e melancólico neto (Champion). Esta velhota portuguesa, provavelmente vinda duma aldeia do interior do país, mostra-se empenhadíssima para alegrar o seu pequeno que tem sempre um ar triste. Quando lhe oferece uma bicicleta ele fica muito contente e, então, durante muitos anos, treina-o e alimenta-o da melhor maneira para o preparar para o mundo do ciclismo. No decorrer de uma corrida Champion é raptado, por uns homens rectangulares vestidos de preto, e a avó, apercebendo-se disso, parte em busca dele com o cão Bruno.

Todo este percurso faz salientar o grande amor e devoção que Madame Souza tem pelo neto e como de coisas tão simples podemos combater contra gigantes monstros.
João Leão (10.ºG)

Sem comentários:

Enviar um comentário