quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um olhar diferente



Bem, este é o meu primeiro post aqui no “Gostos discutem-se”, que já devia ter acontecido há mais tempo mas, devido a minha preguiça, nunca se tinha realizado. Aviso já que deve conter gralhas no português e coisas assim, por isso desculpem-me.

Hoje, infelizmente, foi a última sessão da oficina de escrita criativa com a realizadora Joana Pontes, que aproveito para dizer muito obrigado pois proporcionou-nos um espaço onde podemos aprender e ao mesmo tempo divertirmo-nos durante estas últimas sessões do clube de cinema e, como estava planeado a última sessão seria dedicada a visualização de vários inícios de obras cinematográficas para percebermos bem como funcionava, nos filmes, os começos e as questões relacionadas com os "plot points".

A sala não estava com muitas pessoas, comparado com outras sessões da Joana Pontes, faltavam alguns membros assíduos desta oficina mas, como se costuma dizer, éramos poucos mas bons! E isto é uma expressão que se emprega muito bem aos cinéfilos que compareceram hoje no anfiteatro. Sabiam para o que vinham e, estavam preparados para passar um bom bocado e aprender também! É também de salientar que, ninguém saiu a meio da sessão, como costuma acontecer.

Para começar, arrancámos em grande com um filme de culto dos anos 80, “Blade Runner”, que como a Joana nos explicou, teve uma grande influência no cinema, e que também como o professor Francisco mencionou, era um filme muito adorado pelos professores de artes devido à sua estética. Depois seguimos para os anos 70, completamente diferente do outro, “Profissão: Repórter”, um filme pelo qual a própria Joana mostrava um grande carinho.
De seguida, fomos para um filme italiano, com 6 horas (!!!!), “A Melhor Juventude”, que foi-nos explicado que na realidade foi planeado para ser uma mini-série de 4 partes. “A Melhor Juventude” deu lugar a “Uma Outra Mulher”, do Woody Allen, que tenho de admitir que foi o filme que me suscitou mais curiosidade de continuar a ver.
De “Uma Outra Mulher” partimos para outra mulher, neste caso uma rapariga, “Paulina na Praia” do Eric Rohmer, e da Paulina para um filme da realizadora do “Piano”, “Bright Star”, outro filme que gostaria imenso de ter continuado a ver.
Para acabar, vimos o início de uma obra do Martin Scorsese “George Harrison: Living in the Material World”, no qual quase todas a pessoas fizeram soar um “ohhh” quando a Joana mandou tirar o DVD, pois o documentário sobre um membro dos The Beatles apanhou completamente a atenção de todos.

A sessão correu lindamente, com indicações e curiosidades ditas pela Joana a toda a hora e, questões à própria também.
No decorrer do tempo, podemos comparar o quão diferente eram as introduções de filme para filme, como no do Woddy Allen, onde o começo foi, como a Joana disse: “muito economizador”, referindo-se ao facto de não ter mais de três minutos e ser muito simples, enquanto no “Profissão: Repórter”, acontece o contrário, a introdução é muito extensa e misteriosa, e também o quão eminente pode ser um "plot point", como no caso do ”Blade Runner”, ou tão discreto como no “Bright Star”, que nem damos por ele.

E bem, assim termina um ciclo bastante enriquecedor com a grande realizadora Joana Pontes que no final ainda recebeu um ramo de flores das mãos da professora Luísa.

Mais uma vez, um obrigado Joana Pontes

Melhor: Os ensinamentos e curiosidades da Joana no decorrer da sessão, e a sua atenção connosco.

Pior: Por outro lado, não podermos ver todos os filmes planeados, principalmente a “Lula e a Baleia”, um filme que gostava muito de ter visto.

6 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo pelo teu excelente resumo da sessão. Por isso esperemos que a preguiça desapareça e permita que a experiência se repita. Quantos às gralhas todos nós sabemos que elas aparecem quando menos se espera… TODOS os nossos textos também têm algumas imperfeições. Só não erra quem fica imóvel e à espera que aconteça…
    Esperemos que a partir de agora este blogue possa servir para dar continuidade aos interessantes debates que acontecem semanalmente nas sessões dos “Gostos Discutem-se”. Fica lançado o repto para que o João Leão, a Ana Carvalho, a Sara Pestana e outros apresentadores de filmes se desinibam e também participem na revitalização deste espaço.

    ResponderEliminar
  2. Está uma síntese muito completa, sim senhor. Os que perderam esta sessão já ficam com uma ideia daquilo que perderam! Eu disse (interiormente) ooooh de cada vez que se cortava um "início"; fiquei com água na boca. Quero rever rapidamente o enorme "Blade Runner". Mas estou ansioso por ver "Bright Star" e "George Harrisson". Parabéns, Rodrigo.

    ResponderEliminar
  3. "A Melhor Juventude" está na calha. O Francisco vai ser o meu "emprestador" imediato. (O filme chegar-me-á com uma grande "V", descansa...)

    ResponderEliminar
  4. É verdade Rodrigo, obrigada! Eu infelizmente não tive hipótese de ir a nenhuma das sessões, mas quero resumos da matéria (eheh). Fico contente por ver que viram muita coisa e aprenderam ainda mais e acho que vou começar por ver todos os filmes que falaste aqui. Do George Harrison fui ver só a segunda parte ao Doc Lisboa, porque a primeira estava completamente esgotada, mas sei que vale bem a pena :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado eu :D Sim de facto, devia-se fazer um ciclo com estes filmes todos para os poder-mos ver, visto que toda gente ficou com uma curiosidade enorme dos continuar a ver.
    Acho que no final, devia ter posto algo como "E vocês, quais foram os filmes que vos mais suscitaram curiosidade em ver?". Também naquela de picar as pessoas para comentarem hihi. Obrigado pelo comentário :D E quando poderes aparece lá no clube.

    ResponderEliminar