quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O COBRADOR DE PROMESSAS

Tudo carece do seu tempo, e há que compreender o tempo de que todas as coisas carecem.
Por exemplo: o clube de cinema tem 3 anos. Tem uma história interessante de pioneirismo, fases inesquecíveis, momentos altos - e momentos baixos. Mas precisou destes 3 anos para penetrar no espírito dos alunos, precisou de 3 anos para agarrar os miúdos dos 8º e 9º anos, precisou de 3 anos para nos oferecer, quase sistematicamente, sessões de casa cheia. Imaginem que tivéssemos desistido ao fim do 1º ano. «Eles não vêm. Não tem interesse. Não vale a pena!»

Da mesma forma, este blogue precisa de tempo. Há um ritmo próprio para que os jovens percam o medo e percebam que escrever aqui não provoca choque. Há um ritmo próprio para que principiem a sentir a necessidade de vir: simplesmente ler, ou comentar, ou colocar o seu próprio texto. Hão-de ver que o blogue não é um instrumento elitista; hão-de ver que sentar-se uma pessoa diante de um computador para "postar" um texto de três ou quatro linhas não lhe toma demasiado tempo nem o envergonhará.

O Rodrigo ousou. Foi instado e escreveu um "post". Magnífico, aliás! Estou satisfeito, mas não basta - e não bastará enquanto o blogue não estiver transformado num novo vício.

E, mais do que isto, sou um chato. Não os vou largar.
Já tenho "posts" prometidos por alguns membros. Eu sou um cobrador de promessas!

Sem comentários:

Enviar um comentário