quarta-feira, 30 de março de 2011

NÃO SOBRE O FILME, MAS SOBRE O PÚBLICO DE HOJE



Hoje, na sessão apresentada pelo meu querido amigo Jorge Marrão, não estiveram presentes vários dos adeptos, de primeira hora, do clube. Por muitas razões que aceito, respeito e não venho contestar. Claro que todos os membros do clube fazem falta. Gostaria que tivessem podido estar mais. É a nota pessimista deste post. Mas a nota optimista é que, mesmo na sua ausência, houve elementos suficientes para que fôssemos muitos (14? 15?): a tal rapaziada que representa o sangue novo, a promessa principiando a cumprir-se. A nota optimista é que estiveram alguns professores que começam a não ser capazes de falhar a uma única sessão. A nota positiva é a deliciosa e bem-vinda presença da mãe de uma aluna, que, aliás, irá escolher o filme da próxima semana. A nota positiva foi a chegada tardia de um outro colega, o Tiago, que no entanto ficou até ao fim - e saiu, porque tinha afazeres, mas regressou porque, afinal, preferiu ficar a conversar connosco. O vício cinéfilo foi mais forte...

A nota positiva foi a discussão propriamente dita - cheia de desacordos, argumentos, referências, ligações. Como nós gostamos. Os que estão no 12º preparam-se para ir ter saudades para longe. Alguns visitar-nos-ão, durante o próximo ano. É a vida. Vão fazer os seus próprios filmes, muitos deles. Mas eu sei - nós sabemos agora - que o clube continuará: a nova geração, com pipocas ou sem picocas, já não resiste ao laço cinematográfico que o clube lhes estendeu. E na tristeza de uma despedida anunciada, há a alegria de um futuro garantido.

3 comentários:

  1. Infelizmente tive mesmo mesmo de faltar a esta sessão... foi uma pena muito grande e ler este texto ainda me faz ficar mais triste pois parece ter sido uma boa sessão. Para a próxima vez lá estarei com a minha presença!

    ResponderEliminar
  2. Na realidade estiveram presentes 16 elementos embora a foto só mostre 13. Uma jovem saiu depois de concluido o filme e duas pessoas estão ocultas: o fotógrafo e um outro jovem que o autor da fotografia (por distração) não captou.
    Quanto ao post estou inteiramente de acordo contigo José. Como alguém (sem preconceitos)afirmou há pouco tempo: "Vou ter saudades disto"

    ResponderEliminar
  3. Já agora aproveito para anunciar que vai ser colocado o texto de apresentação do Prof. Jorge Marrão relativamente ao filme "A Cor do Dinheiro" no post de anúncio da sessão.
    Curiosamente, hoje às 21h este mesmo filme vai ser apresentado na Cinemateca num ciclo com o mesmo nome... Estamos muito à frente :)

    ResponderEliminar