As discussões, infelizmente, em alguns casos, não servem mesmo para convencer o outro. Esta iniciou-se, aliás, no momento em que o José para defender o seu ponto de vista sentiu necessidade de discordar da minha opinião.
Relembro: "o que acho é que «aquela história» tem um peso que não é independente do espaço, mas, em grande medida, condicionado por aquele espaço, aquela vastidão (horizontal e vertical);" Depois, repito também, suponho também ter ouvido no debate que “aquela é tipicamente uma história americana” e como tal não concordando comigo que afirmei “ser uma história universal”.
E esta é verdadeiramente a nossa discordância. Continuo a pensar que aquela história tem um peso que não depende do espaço. Poder-se-ia passar em Paris, em Portugal ou no Texas. Seriam evidentemente outras paisagens. Outras músicas. Outras pessoas. Outras culturas. Outros filmes. Mas o essencial manter-se-ia: uma belíssima história de amor. Que poderia resultar (ou não) também num grande filme.
Quanto aos ditos “pormenores” do filme, esses claro, com uma ligação directa com o espaço onde se desenvolve a história eu nunca afirmei que não os admirava também. E incomoda-me que a discussão esteja a ser conduzida para esta vertente quando no início do nosso debate o que estava em causa era outra divergência – a já citada. Aliás disse, e digo, que quando um filme consegue contar uma boa história e a sua estética de realização convive harmoniosamente, existe a possibilidade de se tratar de uma obra-prima. É a minha maneira de gostar de um filme. Por isso acho que Paris, Texas é um grande filme porque tem um excelente argumento, realização, música, fotografia, montagem e um conjunto de actores notáveis.
E também não é o meu caso, em relação ao Paris, Texas. Embora, sim, em relação a outras obras. E, já agora, uma discussão não é precisamente também isto - pôr posições em confronto e, para tal, trazer à baila a perspectiva do outro, de forma a expor a discordância? Que se entenda que só nessa medida "senti necessidade de discordar" do Francisco.
ResponderEliminar