sábado, 13 de junho de 2009

Milk

Já queria ver este filme há um tempo e não é que tenha ficado mais disponível, pelo contrário, mas aproveitei que o tive uns tempos aqui por casa, para não deixar passar.

Gostei francamente de toda a questão, a homenagem que carrega, a forma como é realizado, a representação. Na minha opinião está muito bem conseguido. É uma composição entre o tom documental e o filme biográfico que nos demonstra uma pessoa que lutou e deu toda a sua vida para lutar por uma causa, uma causa baseada nos direitos humanos, na igualdade e na objectividade de todo o respeito necessário à convivência.
Talvez no fim pareça tudo muito rápido, talvez seja breve. Mas, ainda que dê essa sensação penso que tem o essencial. Não tem falhas no ritmo e conjuga especialmente bem a realidade com o que foi filmado para o filme, há uma harmonia entre os dois e talvez seja isso o que mais me agradou.

Também me agrada ter estes testemunhos de força e de luta, mas isso já não tem (tanto) a ver com a minha opinião cinematográfica.

As minhas desculpas por um texto tão breve, mas é um terrível defeito o de achar que as palavras nunca chegam. De qualquer modo, espero que tentem ver, tendo o preconceito ou não.

3 comentários:

  1. Também já vi o filme e adorei. E concordo com quase tudo o que referes sobre esta obra. E também me agradou que o filme tivesse "testemunhos de força e de luta". Só que isso tem tudo a ver com a minha "opinião cinematográfica". Ainda bem que no intervalo do estudo para os exames te decidas a ver um bom filme e a partilhar connosco as tuas opiniões. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Claro que partilho, faz parte. Eu já sabia que alguém levantaria essa questão e concordo: é claro que tem tudo a ver com o cinema. Aliás, ainda hoje tive uma discussão acesa sobre isso: a Arte não é senão o reflexo do individuo, que estando inserido na sociedade acaba por reflecti-la na sua obra. No entanto, quando dizia "a minha opinião cinematográfica" referia-me a esta opinião que estava agora a querer partilhar, uma opinião mais objectiva e curta, os outros complementos teriam que ser desenvolvidos, pelo que escolhi não os inserir em força no post. Talvez um pouco por preguiça (culpem-se os exames!!) e também por achar que assim podia ser que as gentes do Clube pudessem dizer o que eu não disse...

    ResponderEliminar
  3. O Milk não era mau, apesar de eu não gostar nada do Gus Van Sant. Mas o Sean Penn não merecia o óscar (Frank Langella!).

    ResponderEliminar