quarta-feira, 3 de junho de 2009

Convite inesperado

Ontem depois da minha caminhada que se segue ao jantar (o coração assim o exige) atirei-me para o sofá e liguei a TV (que original). Fiz o zapping que o meu cromossoma Y (o dos homens) por vezes reclama e ao fim de pouco tempo, desliguei-me: dos concursos, das novelas, das europeias, dos desastres de avião e olhei para a mesa em frente e vi uma caixa de DVD. “What’s Eating Gilbert Grape? O tal filme que o José Pacheco já nos tinha aconselhado (ver post de 14 de Maio “O filme que não apresentarei”) e que por coincidência veio parar à minha mala depois da sessão da última quarta-feira.

Eu explico. Na confusão da arrumação das papeladas e depois de verificar se tudo fica ok na sala 44, este filme entrou na minha mala sem que eu tivesse decidido aceitá-lo. Depois das nossas “Partilhas Cinéfilas” ele sobrou. Isto é, ninguém o levou e eu fiz aquilo que se faz àqueles cachorros abandonados, leva-se para casa e espera-se que o dono apareça (quando aparece…).

Ao dizer isto não quero dizer que não gostaria de o ver nem que tivesse qualquer tipo de preconceito contra este realizador que anos mais tarde realizaria “Chocolate”. Acho que já passei essa fase. No entanto o facto de esta edição de DVD não ter legendas em português, era com certeza um contra. Mas ele estava ali em cima da mesa à minha espera, tal qual aqueles cachorros que olham para os humanos e imploram com o olhar: “não me fazes uma festa?”
Enchi-me de coragem, liguei o vídeo, coloquei as legendas em inglês para funcionarem como bengala e dei por mim a fazer outro tipo de caminhada (igualmente boa para o coração…).

Este passeio ao lado da brilhante interpretação do ainda jovem Leonardo di Caprio, do já seguro Johnny Depp e a história de amor entre estes dois irmãos tocou-me do princípio ao fim do filme. Paralelamente a forma elegante como o realizador nos convida a descobrir as relações e os problemas daquela família nas duas horas de filme, deixaram-me fascinado e dei comigo a usufruir das vantagens que os homens têm de também ter o cromossoma X…

No final fiquei feliz por ter aceite este convite inesperado do acaso e de ter conseguido resistir ao preconceito que por vezes temos tendência a impor a nós próprios.

Às vezes, estes são os melhores momentos da vida.

3 comentários:

  1. Eça, o dono do "cachorro" (filme "What’s Eating Gilbert Grape?")é o João Sacramento. Eu hoje entreguei-o ao dono mas tu ainda não tinhas chegado à sala 44. Pede-lhe pois o João tem essa excelente qualidade que é adorar partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Qualidade essa que pela observação do teu comentário ao teu post tu também tens. Por isso eu também me candidato a rever o Alta Ansiedade (High Anxiety) que vi em 1978 suponho que no cinema Londres (que felizmente ainda resiste).

    ResponderEliminar