terça-feira, 30 de junho de 2009

John Ford - The One Hundred Films Guy

John Ford foi talvez o mais prolífico realizador da história do cinema, equiparável apenas por Raoul Walsh. Dirigiu cento e quarenta filmes, pelo que me seria virtualmente impossível falar da sua obra pormenorizadamente. Detenho-me, for the time being, num dos seus mais conhecidos filmes: The Searchers (1956), que eu considero um dos dez melhores Westerns de sempre. Com o já habitual John Wayne, conta ainda com Ward Bond, Jeffrey Hunter e Natalie Wood.


O filme conta a história de uma família que é massacrada pelos índios, sobrevivendo apenas a filha mais nova (Natalie Wood), que é capturada. O tio da rapariga (John Wayne) regressa da guerra civil que devastou o país e decide-se a resgatá-la, com a ajuda do seu sobrinho adoptivo (Jeffrey Hunter). Juntos, percorrem os EUA e o Canada durante anos, até finalmente a encontrarem. Mas ela é agora mais índia do que branca e o John Wayne tenta matá-la. É extremamente interessante esta parte, pois como é sabido não havia ninguém mais racista que ele (na vida real e nos próprios papéis que interpretava). Mas o seu sobrinho adoptivo impede-o de o fazer e, no final, ele acaba por reconhecer a sobrinha e leva-a para casa (não antes de uma épica batalha contra os índios!). Este filme faz já parte de uma tentativa do John Wayne de se reconciliar com os seus críticos, que o acusavam precisamente de ser demasiado racista (porque os americanos sempre permitiram um bocadinho de racismo).


4 comentários:

  1. Amanhã, se tiver tempo, faço um post sobre westerns.

    ResponderEliminar
  2. Espero com elevada expectativa pelo post sobre westerns. Pessoalmente, sempre fui grande apreciador do género mas, a) reconheço que se fez muita porcaria - era fácil fazer-se um western que fosse acção sem qualquer qualquer profundidade (assim como se fizeram westerns que ficam para sempre) e b) foi um campo óptimo para a visão particularmente maniqueista e racista dos bons brancos contra os índios muito muito muito maus. Mas ando a tentar, por outro lado, convencer uma amiga (que é também amiga dos animais) a gostar de alguns westerns (ela pensa que não há um único filme de cow boys em que os cavalos não tenham sido muito maltratados. Até no Bonanza, diz ela!).
    Por outro lado, um post sobre John Wayne também teria muito que se lhe dissesse.

    ResponderEliminar
  3. Realmente não eram muitos os que conseguiam filmar as paisagens americanas como John Ford. Especialmente quando ouço ou vejo o nome "The searchers" lembro-me logo do colossal Monument Valley, ou aquele inicio em que a camera lentamente sai da escuridão da casa para a vasta planicie americana.

    ResponderEliminar
  4. Mas ainda assim... não creio que seja o melhor realizador no género do Western (estou a pensar em Leone ou Eastwood).

    ResponderEliminar