quarta-feira, 17 de junho de 2009

O Blogg está morto???


Pensei muito antes de escrever este post, mas acabei por me decidir a fazê-lo. Quando olho para este blogg, não vejo um blogg, no sentido próprio da palavra. As pessoas aqui não bloggam. Ocasionalmente, uma das três ou quatro pessoas que se interessam pelo clube de cinema, escrevem um post e, com alguma sorte, passado algum tempo, tem um comentário de uma das outras três ou quatro pessoas que se interessam. O que é certo, é que se não fosse eu e o professor José Pacheco, este blogg estaria tão morto como um vampiro transilvano. Ainda no outro dia escrevi quatro ou cinco textos aqui para o blogg, e recebi um comentário! É extremamente desmotivante... Nem tenho a certeza se alguém leu de facto o texto. No entanto, quando eu escrevi o "post infame", numa questão de vinte e quatro horas tinha já vinte e cinco comentários, o que é um recorde fantástico! Dá quase uma média de um comentário por hora. A maior parte das pessoas nem sequer escreveu para o blogg. E depois dizem que eu não respeito o clube de cinema porque faltei a algumas sessões que não me interessavam (ou porque tinha visto o filme há meses, ou porque de facto era muito mau - e temos que notar que, apesar disso, vi filmes como a Odisseia no Espaço 2001, que já tinha visto e não tinha gostado, o Sweeney Todd, que já tinha visto três ou quatro vezes, o Persépolis, que também já tinha visto, e o Estranho Mundo de Jack, que nem comento!!!), quando eu gastei dezenas de horas a escrever posts e a procurar fotos e vídeos na net, só para que, efectivamente, se discuta cinema a sério (já que durante as sessões na escola a conversa recai sistematicamente na escolha do próximo filme, ou em alguma discussão que precise de ser resolvida, não nos deixando tempo para discutir a sétima arte). Que eu me recorde apenas oito pessoas escreveram textos no blogg, e dessas apenas quatro escreveram mais do que dois posts (sendo que um deles apenas escreveu quatro). Tendo em conta que este já é o 79º post (senão me engano) chegamos a algumas conclusões interessantes... Eu sei que escrevi cerca de 20 posts aqui no blogg, e a maior parte tem um tamanho considerável. Falo sobre o cinema em geral, muitas vezes em resposta a outros posts (normalmente do professor José Pacheco, que é o único que escreve também regularmente). Devo confessar que este blogg se revelou uma desilusão mas espero que este post sirva para o melhorar, e que incentive mais pessoas a participar. Como é um post crítico, quase de certeza que vão surgir mais comentários do que é usual. Fico à espera deles.

3 comentários:

  1. Eu não vejo as coisas de uma forma tão pessimista, Eça. Suponho que, neste momento, muitas pessoas estão muito preocupadas com exames, outras - como os professores, e é o meu caso, por exemplo - com mudanças importantes no ritmo de trabalho: quando não tenho uma reunião, tenho uma vigilância ou sou assoberbado por outro tipo de trabalho...
    E, por mim falo: leio atentamente os seus posts; são-me extremamente estimulantes, até no desacordo. Nem sempre estou com o espírito próprio para o comentar. (Estive várias vezes para comentar, por exemplo, o da tarte de fruta, por exemplo, mas fui deixando passar e, neste momento, acho que não faria sentido...)
    Algumas pessoas sei que há que ainda se não aventuraram na escrita por timidez. Ou porque se sentem intimidados. As coisas são, às vezes, lentas. Demos tempo ao tempo. Continue a escrever, Eça, que sempre que me apetecer partilhar também cá irei!

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar acho que é óbvio que a maioria das pessoas já está de férias e não tem muito tempo para estar ao computador e escrever no blog. E mesmo que tivesse tempo livre, ninguém (acho eu) prefere uma boa manhã de praia ou de piscina a uma manhã enfiado no computador a escrever textos de 20 metros, aparentemente (na minha opinião) com pouco interesse. Sim, porque apesar de viver numa geração de tecnologia e "nerdisse" eu ainda associo a palavra "férias" às actividades exteriores...Acho que não vale a pena gastares essas dezenas de horas a escrever durante as férias. Guarda a tua inspiração, que parece nunca acabar, para o início do próximo ano.

    Em segundo lugar, não acho que o facto de não se escrever no blogg seja desrespeitar o clube de cinema. Nem todos gostam de escrever. Além disso, inicialmente, eu via o blog como um meio de divulgar e falar sobre as nossas sessões semanais de clube de cinema - falar sobre cada filme que vimos - e, eventualmente, uma forma de partilhar ou discutir um assunto e NÃO uma enciclopédia de cinema (que é o que vocês têm vindo a construir). É claro que pessoas como o Eça e o professor José Pacheco que sabem bastante de cinema têm todo o gosto em postar e postar e postar mas as pessoas que não sabem tanto precisam de beber um café forte antes de entrar no blogg...Se é de facto numa enciclopédia de cinema que o blogg se está a tornar, eu não posso contribuir muito, como devem imaginar.

    Boas férias.

    ResponderEliminar
  3. Caso não tenhas reparado, eu escrevo sempre os meus textos ou às tantas da madrugada, possivelmente antes de me deitar, ou de manhãzinha cedo, quando acordo. Dedico o resto do dia às "actividades exteriores". Por exemplo, agora já é meio-dia e vou-me arranjar para ir ao cinema. Depois vou ver uma exposição e à noite vou a um concerto do Camané. Se achas que isto não são actividades suficientes, gostava de saber o que é que tu fazes de tão espectacular no verão e pode ser que me convides para eu experimentar.

    ResponderEliminar