quarta-feira, 10 de junho de 2009

Spike Lee (Afro-American Post)

Cooled Spike Lee













Spike Lee é, sem dúvida, um dos grandes realizadores do nosso tempo, embora, como tantas vezes acontece, tenha trabalhado completamente à margem dos grandes estúdios de Hollywood. No entanto, tem-se mantido de pé graças aos contributos financeiros de afro-americanos famosos, como Oprah Winfrey e Will Smith, por exemplo. Com o grande êxito dos seus últimos filmes (She Hate Me, Inside Man - O Infiltrado, Miracle at St.Anna) tem alcançado maior divulgação mundial e, espero eu, que isso incentive o seu trabalho. É também (excelente) actor e entra em grande parte dos seus filmes.


















Os filmes de Spike Lee rodam à volta de temas como o Racismo, o Crime e a Emigração, e apresentam sempre um estudo intenso da cultura e da sociedade norte-americanas. No seu filme She Hate Me, Lee entre no campo da Homossexualidade e da adopção de crianças por parte de casais homossexuais, explorando o tema do novo conceito de família. Nesse filme, ele apresenta também uma crítica às empresas capitalistas. É frequente aparecerem nas suas obras traficantes de droga, assassinos, mafiosos russos e italianos, o que propicia um estudo sobre as difíceis condições dos emigrantes e o racismo de que são alvo. Muitos destes indivíduos são apresentados como honesto e trabalhadores, fazendo-nos pensar se não serão eles de facto os verdadeiros americanos.















Um dos seus temas preferidos é o verão e o calor que este gera, indo assim transformar as pessoas e dar origem a tensões raciais e criminais, mas também a desenvolver uma faceta mais erótica e sensual.















Realizou dois filmes (Malcolm X e Get On The Bus) sobre períodos importantes da história americana. O primeiro conta a história da luta pelos direitos raciais de Malcolm X e o segundo fala da marcha sobre Washington e do frenesi que tomou posse dos negros aquando do discurso de Marthin Luther King em 1963.














Da sua prolífica obra (e é mesmo, porque ele está sempre envolvido em projectos, sejam eles documentários, clips musicais ou filmes que, à semelhança do Four Rooms, envolvem vários realizadores) destaco:

She's Gotta Have It - uma comédia/drama sobre uma mulher que possui três pretendentes mas que não se decide por nenhum. Foi o primeiro filme não-estudantil de Lee.

Do The Right Thing - um drama racial com um final absolutamente explosivo. Foi o primeiro filme de Lee que realmente chamou as atenções sobre o seu trabalho.

Do The Right Thing - Shoe Scene




Jungle Fever - outro drama racial, cujo main plot roda à volta de uma relação entre um negro e uma branca e as repercussões que isso traz.

Malcolm X - o filme já falado pelo Guilherme.

The Clockers - esta palavra refere-se aos passadores, pequenos traficantes de droga. Este é um drama criminal, que conta com Harvey Keitel como detective.

The Clockers - Assassination Scene



Get On The Bus - filme sobre a mítica marcha sobre Washington, onde Marthin Luther King discursou em 1963.

Summer of Sam - Verão Escaldante, em português. O destino de várias personagens converge quando os habitantes do Bronx se juntam numa caça ao serial killer Son of Sam (assassino famoso que aterrorizou Nova Iorque em 1977).


















Bamboozled - comédia/drama sobre a forma como os media retratam os negros no mundo actual. Um filme fabuloso e cheio de possíveis interpretações, com um ritmo alucinante.


















25th Hour - um homem é condenado a sete anos de prisão e tem vinte e quatro horas para se despedir dos amigos. A história passa-se depois do 11 de Setembro, alvo de discussão no filme, como o é também o submundo do crime na cosmopolita Nova Iorque.

25th Hour - Fuck You Scene



She Hate Me - o já falado filme sobre as novas famílias e a homossexualidade.

She Hate Me - Trailer



Sucker Free City - conta a história de guerras de gangs em São Francisco.

Inside Man - O Infiltrado, filme sobre um assalto a um banco. Spike Lee queria aproveitar o sucesso do seu controverso She Hate Me e realizou este filme comercial que obteve grande sucesso.

Inside Man - Trailer



Miracle At St.Anna - filme de 2008 que nem sequer estreou aqui em Portugal e que relata a história de um esquadrão de soldados negros durante a segunda guerra mundial, em missão em Santa Anna, Itália, que arriscam as vidas para salvar uma criança.

Miracle At St.Anna- Trailer



Actualmente, está a trabalhar no Inside Man 2

Sendo um realizador posto de parte pelo sistema (pela natureza dos seus filmes), tem a oportunidade de criar os seus projectos como bem entende e de trabalhar com quem gosta. Actores como Denzel Washington, Samuel L. Jackson, Ossie Davis, John Leguizamo, John Turturro e Wesley Snipes aparecem frequentemente nos seus filmes e são grandes amigos seus.

4 comentários:

  1. faço minhas as minhas palavras. como já tinha escrito num comentário ao post do guilherme's malcolm x, posso emprestar o camelos, febre amarela, bamboozled, marcha sobre washington, do the right thing, malcolm x, verão escaldante, a última hora, ela odeia-me e o infiltrado.

    ResponderEliminar
  2. Outro trabalho interessante do spike lee foi um segmento do filme All The Invisible Children, que falava de uma família afro-americana (um casal e a filha) que se tinham contagiado com Sida. Fez também um documentário sobre o furacão Katrina.

    ResponderEliminar
  3. fogo, estes posts dão imenso trabalho...

    ResponderEliminar
  4. ao que eu tenho estado a fazer chama-se auto-postagem

    ResponderEliminar