segunda-feira, 25 de maio de 2009

9º Comentário

Após o 8º comentário feito pelo meu amigo Eça ao meu texto "Agora com mais tempo..." de 23 de Maio, decidi escrever este 9º comentário:

"Olha Eça, quando eu tinha a tua idade e já gostava muito de cinema também costumava dialogar com uma pessoa mais velha (posso até divulgar que se tratava do meu cunhado) em discussões infinitas sem sentido... Na maioria dos casos eram como "braços de ferro" cujo fim não era um diálogo honesto para conseguir alguma verdade. Como eu ainda era muito jovem não conseguia compreender (faltava-me um pouco de maturidade) que do outro lado apenas havia o interesse em fazer estender a discussão sem atender aos argumentos invocados. Só pelo prazer de conseguir aborrecer a outra pessoa. Depois de muito aconselhado pelo meu Pai a pouco e pouco fui abandonando esse tipo de discusão estéril e fui deixando essa pessoa a falar sozinha... Continuo a manter a amizade que me liga a essa pessoa mas quando percebo que, no caso de haver diferenças de opinião, estou novamente a ser conduzido para discussões em que a outra já nem ouve os meus argumentos, páro. Como a intenção de discutir ideias que está subjacente a este Clube de Cinema (e este blogue) é bastante mais positiva eu continuo a pensar que se devem discutir os gostos duma forma honesta. E por isso relativamente ao assunto "2001: Odisseia no Espaço" eu vou PARAR de dialogar contigo."

No entanto estou aberto a outros diálogos, partilhas, relatos de histórias interessantes sobre cinema porque eu acredito sempre que as pessoas inteligentes como tu estão sempre a tempo de saberem tirar partido das capacidades que têm para unir as pessoas num espírito de solidariedade próprio dos ideais que defendem. Por isso Eça, eu continuo teu amigo cinéfilo.

Já agora apetece-me relembrar um excerto do filme que inaugurou o nosso "Clube de Cinema" - O Bom Rebelde de Gus Van Sant. Vou levá-lo para a próxima sessão para as partilhas cinéfilas...


1 comentário: