Não me lembro do primeiro filme que vi na vida. Lembro-me, isso sim, da aventura que foi o meu primeiro filme «para maiores de dezassete anos».
Em primeiro lugar, porque não teria dezassete anos, mas entre os treze e os quinze; não quero ser aqui politicamente incorrecto, mas sentia haver naquela transgressão, pacificada pelo apoio da minha mãe, que ia comigo, a responsabilidade própria de um rito de iniciação.
Escureci o buço com um lápis de sobrancelhas e levava, na transparência do bolso da camisa em casca de ovo, «à senhor», um maço de cigarros. Não fumava na altura e continuei a não fumar: mas eram sinais que esperava que não deixassem dúvidas ao porteiro sobre que eu seria um jovem com todo o direito a entrar e, depois, a seguir pelo corredor da sala escura, atrás da lanterninha do senhor que nos indicaria os lugares. (Os mais velhos lembrar-se-ão desta figura que os cinemas perderam).
Também não consigo lembrar-me do nome do filme. Era inglês, andava em torno de uma rainha que teria mandado matar autênticas multidões para se afirmar no trono; teria talvez Vanessa Redgrave no principal papel, mas posso estar a amalgamar vários filmes sobre rainhas; havia um jovem desconhecido que me impressionou vivamente pelo brilhantismo da sua representação como príncipe-consorte traidor.
Voltei para casa a pensar: «Caramba! Hei-de ser actor de cinema...»
Não perdi a esperança!
CINEMA: O PODER DO CÃO
Há 2 anos
O filme deve ser "Mary Stuart, Rainha da Escócia" e encontras mais informação neste link: http://www.adorocinema.com/filmes/mary-stuart/mary-stuart.asp
ResponderEliminarUm abraço
E o jovem actor deve ser Patrick McGoohan.
ResponderEliminarVê neste atalho a foto dele:
http://www.imdb.com/name/nm0001526/
Não me lembro de ter visto o filme mas tenho a ideia de na altura ter sido muito falado...
Nessas circunstâncias (o 1º para maiores de 17) não dá para esquecer, não é?...
Eu tenho uma história parecida mas para o filme "Música no Coração" que era para maiores de 12 anos e eu ainda só tinha 11... e tive problemas em entrar no cinema.
Os tempos mudam... Felizmente.
Um abraço
Obrigado por partilhar conosco este seu primeiro contacto com algo que todos adoramos:o cinema.
ResponderEliminarSaudações, mónica.