segunda-feira, 11 de maio de 2009

Criancinhas danadas!

Dá-me ideia que os espanhóis(ou pessoas que por acaso têm o espanhol como língua oficial) fazem bons filmes de um certo género, tudo porque têm um imaginário incrivelmente fantástico. Sem dúvida que o filme "O Labirinto do Fauno" o demonstrou, com os seus ambientes escuros, a sua mistura entre a realidade e o seu oposto, deixando-nos confusos, maravilhados, curiosos até ao final do filme. Porém hoje tive uma experiência aterradora, que me prendeu ainda mais que a obra de Guillermo del Toro, que me fez crer que quantos mais filmes de língua espanhola que misturem a imaginação mais profunda com o terror e o suspense eu vir, mais me apetece conhecer outros assim. Não sei se é masoquismo ou não, porque este último não consigo ver outra vez, tenho quase a certeza. Chamem-me "fraquinha", mas o meu coração no fim do filme estava que nem uma máquina. Quero falar-vos de "O Orfanato", não sei se já alguém teve oportunidade de o ver mas estreou por cá no ano passado. É sobre uma senhora que juntamente com o marido e o filho, se muda para o orfanato onde passou a sua infância, até aí dá para pensar que se sabe o filme todo. Mas o filme é bem mais que isso, as imagens que nos são mostradas parecem tiradas dos nossos medos de criança, aqueles que nos fizeram esquecer dizendo "É só um pesadelo, vai lá dormir.", pelo menos para mim este filme é tudo o que me passou na cabeça quando era mais nova, quando inventava histórias de terror.
Não me sai da cabeça a ideia de que Juan Antonio Bayona e Sergio Sánchez (realizador e argumentista) se juntaram com sorrisos maléficos para fazer uma lista do que eram as coisas mais aterrorizadoras que podiam por num filme: Criancinhas mortas e órfãs com máscaras, caves, doenças, cinzas, velhinhas assustadoras...
O resultado para mim foi fatal, é quase uma da manhã e estou aqui a escrever para não ter que ir dormir, com todo o cuidado de o fazer no sitio onde vi o filme, para que mais nenhuma divisão fique "contagiada".

Espero que, gostem ou não gostem do estilo de filme, o vejam. Aqui fica o trailer:



Não tive coragem de ver o trailer outra vez, espero que esteja bom.

PS: perdoem qualquer erro, o sono já começa a dar sinais.

3 comentários:

  1. Vi há pouco tempo "O Labirinto de Fauno" e gostei bastante. Depois do teu texto e após a visualização do "trailer" já anotei na minha agenda de cinema caseiro... Este é o tipo de partilhas que me agradam e que espero que este blogue e o Clube de Cinema possam estimular. Obrigado Beatriz.

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, tal e qual como a Beast diz e bem, os espanhóis (ou pessoas que por acaso têm o espanhol como língua oficial) têm uma grande imaginação e muita criatividade. Para ajudar a esta opinião dou-vos o exemplo de mais dois filmes: "HellBoy" e "Hellboy II: The Golden Army", ambos do grande realizador Guillermo del Toro (não para o Crânio claro), que por sua vez também realizou o "El Laberinto del Fauno". Bem que ambos os "Hellboy" foram baseados numa B.D. mas este grande homem conseguiu fazer uma adaptação para cinema absolutamente espectacular! É um filme cheio de "criaturazinhas" que vivem no nosso mundo mas que passam despercebidas aos humanos. É um filme cheio de fantasia e originalidade e tambem com algum humor. Mas era só para dizer que dou razão à Beast! Concordo com ela! Os Espanhóis estão cheios de imaginação, mas em vez de fazerem "siestas"(preguiçosos) deviam partilhar mais essa característica com o resto do mundo, realizando! Boa Beast!

    ResponderEliminar
  3. Fico contente por partilhares a opinião john. É que cheguei mesmo à conclusão que eles devem ter uma doença qualquer(benigna) que os faz ter uma imaginação brutal.

    ResponderEliminar