terça-feira, 26 de maio de 2009

American Film Theatre

O simples facto do professor José Pacheco ter escrito um texto sobre o filme Who's Afraid of Virginia Woolf? é uma verdadeira coincidência, pois ainda no sábado eu tinha visto o filme A Delicate Balance, de Tony Richardson, baseado também numa peça de Edward Albee. Este filme, com as interpretações de Katharine Hepburn, Paul Scofield, Lee Remick, Joseph Cotten, Kate Reid e Betsy Blair, conta a história de um casal (Hepburn e Scofield) que leva uma vida aparentemente normal. No entanto, à medida que a acção se desenrola, descobrimos que a irmã da personagem interpretada por Katharine Hepburn é uma alcoólica intratável que entra em conflito com esta. Entretanto, chegam à casa onde decorre a acção três novas personagens: a filha dos protagonistas (que com 36 anos já teve três casamentos falhados e acaba agora de se separar do quarto marido) e um casal de amigos (que, assustado com algo que nunca é revelado durante o filme, foge para casa de Hepburn/Scofield). Como é óbvio, estas seis personagens vão entrar imediatamente em conflito e Albee explora assim temas como os limites da amizade, o alcoolismo, o casamento, a família...
















Este filme insere-se no chamado American Film Theatre, criado nos anos 70 pelo produtor Ely Landau, que queria adaptar ao cinema uma série de peças de teatro famosas. O objectivo é simples: filmar teatro. Nada mais. Não existem quaisquer intenções de se adaptar o drama ao cinema. Por isso, os actores contratados vinham quase sempre do meio teatral e a realização era simples e sem efeitos, a câmara sempre estática.













É isso que distingue este American Film Theatre, sem querer estar a dizer mal ou bem, de outras peças adaptadas do teatro (mas com pretensões cinematográficas) e que deram também origem a excelentes filmes (The Night of the Iguana, A Streetcar Named Desire, Cat On A Hot Tin Roof, Suddenly Last Summer, Stalag 17, The Servant...). Desta série de filmes, destaco Three Sisters (Laurence Olivier/ John Sichel), Luther (Guy Green), The Iceman Cometh (John Frankenheimer), The Homecoming (Peter Hall), Butley (Harold Pinter), Rhinoceros (Tom O'Horgan), Galileo (Joseph Losey) e The Man In The Glass Booth (Arthur Hiller).

A Delicate Balance



Embora os actores fossem famosíssimos, recebiam apenas um ordenado de 25.000$. Mas eles aceitavam, pois iam interpretar papéis prestigiosos e, portanto, muito cobiçados. Lee Marvin (o protagonista de The Iceman Cometh), que pedia 750.000$ para entrar num filme disse, a brincar, que tinha dado um desconto de 725.000$ ao produtor.

8 comentários:

  1. alguns destes filmes encontram-se à venda no el corte inglês, a um preço bastante modesto...

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  2. Mesmo que o preço fosse modesto, não compraria. Sinceramente, deixei de me interessar pelos teus gostos e pelas tuas sugestões...Com a tua tentativa incansável de te mostrares uma pessoa interessante, com maturidade e cultura, tornaste-te numa chata, arrogante e desinteressante. Já perdi a paciência...E saíres do clube ahm? Com certeza que eu não seria o único a ficar contente com essa situação...

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  3. Eu também tenho os meus defeitos, tal como todos vocês já perceberam. Contudo, a forma como o Eça lida com os outros, chateia-me profundamente. Quando entrei para o clube de cinema, não vinha com este espírito, muito sinceramente...

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  4. Já sei que agora vou ouvir, mas isto era algo que eu tinha encravado cá dentro e que, mais tarde ou mais cedo, acabaria por sair..

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  5. Já comentei sobre esta luta no post sobre o James Bond!

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  6. Não se trata de uma luta, professor José.

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  7. Pois... nao se trata de uma luta, mas sim de uma GUERRA!!! Que em principio já acabou...

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  8. É caso para dizer: Missão cumprida! ;)

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