quinta-feira, 21 de maio de 2009

Duas mil e uma razões

Ora viva caros cinéfilos. Finalmente consegui participar no blog, não por falta de convites ou oportunidades, mas porque não estou propriamente familiarizado com esta forma de comunicação (fazendo uso de uma referência ao ultimo e polémico filme que passou na sessão de quarta feira, o monólito ainda não foi generoso para mim nesse aspecto).

Venho desta forma participar de forma a partilhar com vocês as razões (atenção que não me estou a justificar!) que me levaram a propor o filme "2001; Odisseia no espaço". De uma forma geral as reacções finais foram as que eu esperava, não porque eu concorde com elas na totalidade (se não eu nunca iria propor este filme como um marco importante na minha vida), mas porque também eu esperimentei essas sensações de incredulidade, desapontamento e não só, quando vi o filme pela primeira vez. Agora, independentemente das razões que me levaram a mudar de opinião, ou da minha interpretação do filme, eu acho que o visionamento deste (e outros filmes) é sempre uma experiência positiva. Porque se de facto SOMOS CINÉFILOS, devemos manter aberta a hipótese de alagar os nossos horizontes e tomar conhecimento dos filmes para poder formar uma opinião honesta sobre eles. Nem que seja para dizer que o filme foi "uma seca" ou uma "tortura". Senão que aborrecidas seriam as nossas conversas, a discutir sempre aquela meia duzia de filmes que já conhecemos e vimos cem vezes. Tanto mais que se pesquisarem as vossas fontes habituais, poderão constatar que o filme faz parte de um conjunto muito vasto de obras que marcaram a sociedade e o passar do tempo, e à qual, de uma forma positiva ou negativa, ninguém ficou indiferente. De todas as formas creio que apesar de quaisquer preconceitos que existissem antes de passar o filme, a sessão foi positiva, sobretudo porque vocês aderiram com a vossa presença (a pesar de alguns comportamentos menos agradaveis durante a projecção do filme). Ainda mais, eu proponho-vos um desafio: daqui a um ano experimentem a ver o filme outra vez (nas vossas casas claro está). Eu gostaria bastante de o voltar a comentar com vocês nessa altura (nem que seja através do blog, pois não tenho a certeza de continuar na escola no ano que vem).

João Camacho

3 comentários:

  1. Bem-vindo ao blogg. Apesar de ter criticado implacavelmente a Odisseia no Espaço, compreendo perfeitamente as razões que o levaram a escolher esse filme e concordo também quando diz que, tendo gostado ou não, é um filme importante da história do cinema e que deve ser visto pelos membros do clube (um pouco como La Dolce Vita - atenção, não estou a dizer para vermos La Dolce Vita!!!).

    ResponderEliminar
  2. Não se pode fazer uma requisição especial à Ministra da Educação para os membros do Clube de Cinema? Agora a sério ainda que o mais provável seja para o ano não estares colocado como prof. da ESLAV se estiveres a leccionar por perto, faz-nos uma visita pois serás sempre bem recebido. Além disso podes, e deves, continuar a escrever no blog sempre que surgir uma pontinha de nostalgia...

    ResponderEliminar
  3. E, João, é até possível que tornes a ficar aqui; mas mesmo que não, se não ficares longe e tiveres algum tempo, vou propor que, a cause de toi, se abra o clube à presença de seres de outros planetas (isto é, de outras escolas). A tua envolvência activa no clube tem sido notável. E ficas na História do dito como o membro que propôs o filme que fez estalar a maior das polémicas - e que ainda não terminou: esperem pelo anunciado post da Beast! Considero isso extremamente estimulante!

    ResponderEliminar